No dia 20 de maio, o grupo de estudos visitou a fazenda JDF de propriedade da família Djikstra e administrada pela Sra. Nancy e seus filhos Diego e Vinícius Djikstra. A propriedade, que já está na família há mais de 30 anos, é um exemplo de sucessão familiar bem-sucedida e se destaca pela alta produtividade leiteira, alcançando 18.123 litros de leite por dia com média de 41,8 litros por vaca, com um rebanho de 1.080 animais, sendo 433 vacas em ordenha.

Estiveram no encontro 15 participantes do grupo de estudos, que ficaram muito satisfeitos com as explanações dos produtores os quais forneceram todas as informações solicitadas. A empresa patrocinadora da visita foi a Elanco por meio de seus representantes Najara e Gilberto.

O foco da Fazenda JDF está em três pilares: melhoramento genético, qualidade da alimentação e conforto animal. Os irmãos Diego e Vinícius trabalham de maneira ativa com o aprimoramento genético, observando alguns fatores que utilizam touros para o acasalamento. Essa escolha criteriosa garante; vida produtiva, produção do leite e sua qualidade, tipo funcional e TPI, todos são elementos encontrados nas provas de touros que escolhem para utilizarem nas suas vacas, isso garante a qualidade genética do rebanho.

A alimentação das vacas também recebe atenção especial. Uma dieta balanceada, rica em nutrientes, é essencial para atender à alta demanda de produção de leite. Além disso, a propriedade investe em um sistema de ventilação cruzada que garante um ambiente controlado com temperatura constante de 22°C, umidade e ventilação ideais.

O sistema de ventilação cruzada da Fazenda JDF é composto por três elementos principais:

Construção vedada: A entrada e saída de ar são controladas, evitando correntes de vento e garantindo a eficiência do sistema.

Placas úmidas: Instaladas na entrada de ar, as placas úmidas refrescam o ambiente e controlam a umidade.

Exaustores: Garantem a pressão negativa necessária para retirar gases e ar quente do interior da construção.

Esse sistema inovador proporciona diversos benefícios para as vacas, como:

Uma maior produtividade: vacas em ambientes controlados podem produzir até 5 litros de leite a mais por dia.

Uma menor incidência de doenças: o estresse térmico é um grande vilão da produção leiteira e é evitado pela fazenda, reduzindo assim o risco de doenças e aumentando a vida útil das vacas.

E um maior bem-estar: as vacas se sentem mais confortáveis e saudáveis em um ambiente controlado, o que impacta positivamente na qualidade de vida dos animais.

Cooperado, se você quiser fazer parte do Grupo de Estudos da Pecuária, procure a equipe veterinária no Departamento de Assistência Técnica da Cooperativa Witmarsum.

© Copyright 2023 – Cooperativa Witmarsum