No dia 20 de agosto, a Cooperativa Witmarsum lançou seu Programa Interno de Inovação. O gerente de projetos William Dyck, apresentou aos gestores presentes a metodologia do programa e um panorama geral do que está por vir.
O programa de inovação faz parte do planejamento estratégico da cooperativa, e está alinhado com os valores e o compromisso com a excelência. Entre os objetivos, estão, além de implementar de novas tecnologias e soluções criativas que permitam o crescimento financeiro e criem um impacto positivo em nossos associados, clientes e colaboradores, alinhando-se com a nossa missão de oferecer produtos e serviços de qualidade, com excelência e sustentabilidade.
Para o presidente da cooperativa, Artur Sawatzky, o programa vai trazer bastante benefícios e oportunidades, “os colaboradores podem trazerem sugestões de inovação que nem sempre será alguma coisa de inteligência artificial, mas muitas vezes pode ser uma inovação em algum manejo, algum procedimento que possa trazer mais resultado, seja financeiro ou de eficiência, seja na economia de produtos na produção” enfatiza, e ainda ressalta que é uma oportunidade de dar voz aos colaboradores: “muitas vezes é ele que enxerga o que de verdade precisa e essa vai ser um momento pra ele expor o ponto de vista dele e a sugestão do trabalho”, conclui.
A estratégia de inovação da Cooperativa poderá abranger diversas áreas, desde a digitalização e a automatização de processos até o desenvolvimento de tecnologias de ponta para a agricultura e a pecuária. Durante a apresentação foram dados alguns exemplos de como e em que áreas a inovação pode ser aplicada:
- Monitoramento da saúde animal: Através de tecnologias avançadas poderá acompanhar de perto a saúde do rebanho, permitindo intervenções rápidas e eficazes em caso de problemas.
- Previsão de colheitas: Utilizando dados e análises poderá prever as produções, otimizando a logística e garantindo a melhor comercialização dos produtos.
- Otimização de rotas logísticas: Com o auxílio de sistemas inteligentes, fazer as rotas de transporte de maneira otimizada, reduzindo custos e diminuindo o impacto ambiental.
- Gestão de estoques com IA: A inteligência artificial para auxiliar na gestão dos estoques, garantindo a disponibilidade dos produtos e evitando perdas.
- Análise de solos e recomendações personalizadas: Análises detalhadas do solo para oferecer recomendações personalizadas de fertilizantes e outras práticas agrícolas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos.
- Prevenção de perdas pós-colheita: Através de tecnologias inovadoras, minimização das perdas de produtos após a colheita, garantindo a qualidade e a segurança alimentar.
- Sistemas de preço dinâmico: Possibilidade de utilizar sistemas inteligentes para definir preços de acordo com a demanda e as condições do mercado, garantindo a competitividade e a rentabilidade.
- Detecção de pragas e doenças: Com o auxílio de tecnologias avançadas, será possível detectar precocemente pragas e doenças, permitindo um controle mais eficiente e sustentável.
- Plataforma de comércio eletrônico personalizada: desenvolvimento de uma plataforma de comércio eletrônico personalizada para atender às necessidades dos seus clientes, oferecendo uma experiência de compra completa e eficiente.
Para William, o programa de inovação traz a oportunidade de promover a melhoria de toda a cooperativa de maneira contínua. “Uma empresa que tem o setor de inovação consegue desenvolver soluções para todas as áreas, pode ser uma solução simples, pequena ou até mesmo um novo processo, um novo método com a vantagem de ser proposto pelo próprio colaborador, que talvez antes do programa não tivesse essa oportunidade que será avaliada a viabilidade para eventual aplicação”, afirma.
Os colaboradores e associados que queiram propor novas ideias podem preencher o formulário: https://bit.ly/inovawit