Histórico Witmarsum
Histórico Witmarsum

A Cooperativa Witmarsum é um empreendimento iniciado em 1952 por imigrantes alemães e seus descendentes que chegaram a Witmarsum um ano antes, vindos de Santa Catarina, onde estavam estabelecidos desde 1930, quando chegaram da Rússia. Depois de 20 anos ali radicados, mas buscando melhores condições de trabalho e produção, conseguiram comprar a Fazenda Cancela, no município de Palmeira, no Paraná, com área de 7.800 hectares, que foi dividida em lotes rurais de 50 hectares, em média, destinados a cada novo proprietário, além de um lote para cada família no núcleo da Colônia, para a construção das residências.

Os imigrantes alemães que saíram da Rússia também são conhecidos como alemães-russos ou alemães do Volga, devido à localização das colônias às margens deste rio, um dos mais importantes da Rússia. Estes alemães imigraram para a Rússia na segunda metade do século 19 com a promessa de ganharem terras, dispensa do serviço militar e uma vida melhor, feita pela então Czarina Catarina II – de origem alemã. No entanto, a promessa não foi cumprida e muitos realizaram nova imigração, enquanto alguns ainda permaneceram na Rússia.

Os imigrantes que colonizaram Witmarsum também são conhecidos como Menonitas, devido à religião, em razão do teólogo Menno Simons, um holandês que nasceu num lugar chamado Witmarsum e viveu entre 1492 e 1559 e liderou a dissidência articulando e formalizando os ensinamentos dos anabatistas. A imigração deste grupo para o Brasil aconteceu no final dos anos 1920, motivada pelas precárias condições de vida na Rússia, que já estava sob a União das Repúblicas Socialista Soviéticas, que determinou a expropriação de suas terras.

No Brasil, já em Witmarsum, os imigrantes e descendentes sempre exercitaram o conceito de Fé, Força e Determinação. Com trabalho duro prosperaram social e economicamente com a produção de leite e grãos, produtos que desde os anos iniciais e até hoje são entregues para a Cooperativa Witmarsum.

A Cooperativa beneficia o leite, que atualmente chega ao mercado com a marca Cancela ou na forma de queijos finos, com a marca Witmarsum. Os cereais são recepcionados pela Cooperativa e, depois de secados e prontos para comercialização, são vendidos a diversas empresas do setor agrícola, nacionais e multinacionais, seja para beneficiamento e transformação em inúmeros produtos ou para exportação. O milho produzido é consumido pela fábrica de rações.

O que destaca a Cooperativa Witmarsum é o leite da mais alta qualidade produzido nas propriedades de seus cooperados, localizadas em altitude de aproximadamente 1.000 metros acima do nível do mar, com pastagens de clima temperado e alto valor nutritivo, o que privilegia o bem estar das vacas leiteiras. Isto e mais os animais de apurada linhagem genética garantem a qualidade superior do nosso leite.